APRESENTAÇÃO

O primeiro projeto de criação do Curso de Geografia data do início da década de 1960, com a participação de nomes expressivos da Ciência Geográfica Brasileira à época: Aluízio Licínio M. Barbosa, Edson Rabelo dos Santos, Milton Santos, Luiz de Oliveira Castro, Ramiro do Porto Alegre Muniz e Sylvio Queiros  Mattoso. A implantação desse projeto foi interrompida devido a questões associadas ao momento político vigente do país, a partir de 1964.

Em outubro de 1967, é retomado o projeto de criação do Curso de Geografia, por meio de designação de Comissão Especial composta pelos seguintes especialistas e professores universitários: Maria do Carmo Corrêa Galvão (UFRJ), Aziz Nacib Ab’Saber (USP), Carlos de Castro Botelho (IBGE), Nilo Bernardes (IBGE) e Nice Lecocq Muller (USP).

Em 1969, cria-se, portanto, o curso de Geografia, integrado ao Instituto de Geociências. O primeiro vestibular do curso ocorreu no final de 1969. No entanto, o seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação (CFE) só ocorreu em 1975, com parecer favorável à Licenciatura Plena e ao Bacharelado do Curso de Geografia, sob decreto nº 75.606, 14/04/1975. No projeto de criação do Curso submetido CFE, ficou estabelecido que a oferta seria em horário diurno e estruturado com duas habilitações que permanecem até hoje, Bacharelado e Licenciatura. Em 1974, o curso de Geografia passa a integrar o Instituto de Ciências Humanas (IH), compondo um único Departamento, junto com os cursos de História e Filosofia. Dez anos depois, em 1984, ocorreu o desmembramento, com a criação do Departamento de Geografia (GEA).

Assim, o curso de Geografia na Universidade de Brasília é ministrado há mais de quatro décadas. Desde a sua criação, consolidou-se como grande formador de geógrafos ou profissionais para o mercado no Distrito Federal e em nível nacional. Atualmente, o curso conta com cerca de 350 alunos. As disciplinas oferecidas pelo Departamento têm grande procura por parte de discentes de outros cursos da Universidade de Brasília, como a Geologia, a Engenharia Florestal, a Sociologia, a Antropologia, dentre outros. Ainda, o curso de Geografia da UnB recebe, anualmente, alunos oriundos de outras IES nacionais e internacionais, em intercâmbio.

HABILITAÇÕES

O Departamento de Geografia da UnB oferece habilitações na área de Licenciatura a Bacharelado.

Para ambas as formações, o total mínimo de créditos para a conclusão do curso é de 168. Nesse sentido, o aluno deve permanecer na Universidade, no mínimo, 7 semestres, e no máximo, 14 semestres. Ao exceder esse limite, o discente entra em processo de desligamento.

O mesmo pode optar por fazer as duas opções de habilitação.

 

OBJETIVOS DO CURSO

O curso visa à formação de pesquisadores geógrafos e de professores do ensino fundamental e médio.Com o Bacharelado concluído, o aluno torna-se apto a entrar no mercado de trabalho como pesquisador, podendo trabalhar em diversos órgãos ou na prestação de consultorias. Com o término da licenciatura, o discente faz-se apto a lecionar em escolas da rede pública e privada.

O ESTUDANTE DE GEOGRAFIA

O estudante de Geografia, necessariamente, deve ter aptidão (ou adquiri-la) para pesquisa e a docência. No curso, o aluno terá acesso a conhecimentos variados do campo de saber geográfico, voltados para a política, a cultura e a economia em diferentes escalas (do local ao global). O curso oferece ao estudante de Geografia oportunidade de reconhecer as contradições inerentes à reprodução do espaço geográfico, para a reflexão crítica e propositiva sobre a realidade socioespacial.

CURRÍCULO

Para maiores informações sobre as disciplinas que compõem o curso, acessar o link:

https://matriculaweb.unb.br/graduacao/curso_dados.aspx?cod=264